História do IPTC

O Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva surgiu em 2007, com o apoio de profissionais de referência nacional e internacional. Trouxe para Curitiba o primeiro curso de especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental do Paraná. Desde então, anualmente novas turmas tem sido lançadas com sucesso. O IPTC apóia a divulgação nacional das Terapias Cognitivas através da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.

A primeira turma formada pelo IPTC, surgiu em março/2007, com 14 alunos, já na sequência em agosto/2007 a segunda turma. Desde o início formamos turmas com o apoio de docentes referência nacional e internacional, comprometidos com a capacitação para os desafios complexos e crescentes em saúde mental.

Dando continuidade a nossa atuação como vanguarda, abrimos a primeiro curso de especialização do Paraná em Neuropsicologia Clínica em 2008 e de Terapia Cognitivo-Comportamental da Infância e Adolescência em 2013. Esses entre os primeiros do Brasil. Finalmente, trouxemos pela primeira vez para Curitiba, a Formação Em Terapia do Esquema em 2015.

A Terapia Cognitivo-Comportamental, assim como em diversos países, tem apresentado grande desenvolvimento no Brasil. Pioneiros brasileiros estudaram com os renomados psicólogos americanos Aaron Beck e Albert Ellis. Os maiores centros brasileiros se concentraram nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

O psicólogo Marco Callegaro, fundador do Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC) e o psiquiatra Salmo Zugman, com mestrado e em Farmacologia – Área de Concentração no Sistema Nervoso Central e membro fundador da Associação de Terapia Cognitiva do Paraná (ATC-PR) identificaram a presença de uma lacuna, na área de formação de qualidade em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), para psicólogos e psiquiatras no Paraná.

A programação de nossas primeiras turmas foi baseada no curso de especialização desenvolvido pelo ICTC em Florianópolis. Mas com o passar dos anos, o IPTC passou a apresentar identidade própria incorporando sugestões de nossos alunos e professores. Atualmente os cursos do IPTC são únicos e estão considerados entre os melhores do Brasil.

O IPTC tem sede administrativa própria, situada desde o início na Rua Emiliano Perneta 10, salas 602 e 603, centro de Curitiba. As sua aulas realizaram-se no antigo Centro de Convenções Estação Plaza, no Hotel Tulip Inn Batel e no Hotel Mercure Brigadeiro desde 2010. A partir do início de 2016 contamos como uma moderna sala de aulas própria situada no edifício Workspace Brigadeiro no bairro Batel de Curitiba.